Notícia

UFSC questiona decisão que desobriga uso de máscaras em ambientes abertos em SC

Reitor enviou ofício ao governador.
UFSC questiona decisão que desobriga uso de máscaras em ambientes abertos em SC

Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) enviou ofício ao governador do estado, Carlos Moisés (sem partido), questionando a liberação para não usar máscaras de proteção contra a Covid-19 em ambientes abertos. A instituição argumentou que a não obrigatoriedade do item pode trazer riscos de piora do quadro da pandemia.

O documento foi enviado na tarde desta quinta-feira (25) e é assinado pelo reitor, Ubaldo Cesar Balthazar. O g1 aguardava manifestação do governo do estado até 20h05 desta quinta.

De acordo com a UFSC, o ofício foi sugerido por pesquisadores que atuam na definição de medidas de combate à pandemia na instituição.

 "Dispensar a máscara, mesmo em ambientes abertos e sujeitos, ainda assim, a aglomerações, é desproteger o indivíduo de uma medida barata e eficiente para redução da transmissão. Já é uma conclusão científica amplamente pacificada que o vírus é transmitido pelo ar e que o risco é menor em ambientes abertos, mas ainda existente", argumentou o reitor no ofício.

Ele também citou a vacinação. "Sabe-se, igualmente, que a imunização atenua os efeitos, mas não impede per si a transmissão do vírus. Com alta circulação viral aumentamos também a probabilidade do aparecimento de novas variantes, que podem gerar escape vacinal".

No ofício, a universidade também argumentou que é importante manter as medidas para evitar o contágio do coronavírus.

"A imunização da população, a testagem em massa, a higienização constante das mãos, o distanciamento entre as pessoas, o monitoramento da qualidade de ar, a preferência por atividades em locais abertos/arejados, associados ao uso constante da máscara facial de boa qualidade, tipo PFF2 e bem ajustada ao rosto, compõem exemplos de tais camadas e, juntos, representam as medidas necessárias à contenção", afirmou no documento.

Decisão do governo

O governador assinou, na quarta-feira (24), o decreto que libera a obrigatoriedade uso de máscaras em ambientes abertos em Santa Catarina. A dispensa do acessório de proteção já está em vigor, conforme portaria publicada no Diário Oficial do Estado.

Em relação às máscaras de proteção à Covid-19, nos ambientes fechados ou naqueles em que não é possível manter distanciamento, o uso continua obrigatório. O decreto também estende a situação de calamidade pública até 31 de março de 2022.

A 33ª Promotoria da Comarca da Capital informou que vai analisar o conteúdo do decreto. Em nota, o Ministério Público de Santa Catarina (MPSC) informou que já existe um procedimento administrativo para acompanhar todas as ações do governo no enfrentamento à pandemia.

O Ministério da Saúde disse em nota que faz um estudo para avaliar a flexibilização do uso de máscara com o avanço da vacinação no Brasil. "Cabe destacar que a pasta encomendou à Universidade Federal de São Paulo (Unifesp) a revisão sistemática do estudo, ainda em elaboração", afirmou.

Fonte(s): G1-SC

Comentários

Últimas notícias

14 Mar
Ciência & Tecnologia
Chapecó terá novo voo diário para Florianópolis a partir de junho

Latam Cargas também vai oferecer primeiro voo internacional cargueiro entre SC e a Europa a partir do mês de abril.

14 Mar
Ciência & Tecnologia
Caixa paga abono salarial aos nascidos em fevereiro a partir desta sexta-feira

Trabalhadores que possuem conta no banco receberão valor automaticamente.

14 Mar
Ciência & Tecnologia
Bocha e dominó de Nova Erechim se destacam no JISMA 2024

A 52ª edição dos Jogos de Integração dos Servidores Municipais da Amosc (Jisma), foi realizada no último sábado (09) em Paial SC.