Notícia

Jovem fotografa conjunção de Vênus e Júpiter no céu de SC; entenda

Imagem foi feita historiadora Kalita Silva, 23 anos, na manhã de quinta-feira (28) em Criciúma.
Jovem fotografa conjunção de Vênus e Júpiter no céu de SC; entenda

Uma moradora de Santa Catatina flagrou a conjunção entre Vênus e Júpiter, junto à Lua. A imagem foi feita historiadora Kalita Silva, 23 anos, na manhã de quinta-feira (28) em Criciúma, no Sul, às 6h02.

Moradora do bairro Maria Céu, a jovem tem o hábito de fotografar o amanhecer logo que acorda. Na quinta, ela percebeu que o céu estava em tons de cor-de-rosa e decidiu fazer o registro. Mais tarde, quando estava navegando em uma rede social, descobriu sobre o fenômeno.

"Vi uma foto sobre [o alinhamento], então notei que tinha tirado uma foto igual e comentei com meu irmão", explicou.

Segundo o professor da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)Alexandre Zabot, a imagem se trata de uma sensação visual, já que os planetas estão em um mesmo plano em torno do Sol. À medida que giram, acabam se alinhando.

"É um efeito geométrico. Um fica perto do outro por causa da projeção com que olhamos", afirma o especialista, que é doutor em Astrofísica e coordenador do programa de extensão Astrofísica para Todos.

Segundo ele, o fenômeno não é exatamente raro e, quando ocorre, dura alguns dias. Mas a visualização depende de condições ideais de abertura climática. Diferente de outros fenômenos, que demandam visualização a partir de locais mais afastados, a confluência de planetas, devido ao brilho, pode ser vista inclusive no centro das grandes cidades.

 

Fonte(s): G1 Santa Catarina

Comentários

Últimas notícias

14 Mar
Aconteceu
Chapecó terá novo voo diário para Florianópolis a partir de junho

Latam Cargas também vai oferecer primeiro voo internacional cargueiro entre SC e a Europa a partir do mês de abril.

14 Mar
Aconteceu
Caixa paga abono salarial aos nascidos em fevereiro a partir desta sexta-feira

Trabalhadores que possuem conta no banco receberão valor automaticamente.

14 Mar
Aconteceu
Bocha e dominó de Nova Erechim se destacam no JISMA 2024

A 52ª edição dos Jogos de Integração dos Servidores Municipais da Amosc (Jisma), foi realizada no último sábado (09) em Paial SC.