Notícia

Exercícios em excesso podem causar rabdomiólise, conhecida como doença da urina preta

Vídeos de jovens fitness com casos de rabdomiólise viralizaram na internet, e especialistas falam sobre essa doença que pode ser perigosa.
Exercícios em excesso podem causar rabdomiólise, conhecida como doença da urina preta

Os vídeos sobre jovens que foram diagnosticados com rabdomiólise após treinarem intensamente estão se tornando populares nas redes sociais.

Essa condição, também conhecida como “doença da urina preta”, realmente pode ser causada por um esforço muscular intenso.

Quando os treinos são exagerados, ocorre uma lesão nas células musculares, levando à liberação de uma substância chamada mioglobina na corrente sanguínea. É essa substância que dá à urina uma coloração escura e afeta os rins.

Além da mudança na cor da urina, que se assemelha à cor do café, os sintomas mais comuns incluem fraqueza, dor muscular intensa, inchaço, náusea, vômitos, falta de ar, dor abdominal e palpitações. A potência dos sintomas é diferente em cada caso.

Diagnósticos mais graves podem afetar a função renal, algo que exige tratamento mais complexo. Além disso, podem ocorrer complicações como arritmias, alterações neurológicas, insuficiência respiratória e lesão hepática.

Fonte(s): Fatos Desconhecidos

Comentários

Últimas notícias

14 Mar
Curiosidade
Chapecó terá novo voo diário para Florianópolis a partir de junho

Latam Cargas também vai oferecer primeiro voo internacional cargueiro entre SC e a Europa a partir do mês de abril.

14 Mar
Curiosidade
Caixa paga abono salarial aos nascidos em fevereiro a partir desta sexta-feira

Trabalhadores que possuem conta no banco receberão valor automaticamente.

14 Mar
Curiosidade
Bocha e dominó de Nova Erechim se destacam no JISMA 2024

A 52ª edição dos Jogos de Integração dos Servidores Municipais da Amosc (Jisma), foi realizada no último sábado (09) em Paial SC.

Esse site utiliza cookies para melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar o acesso, você concorda com nossa Política de Privacidade. Para mais informações clique aqui.