Notícia

“Eu gosto de me desafiar”, diz pinhalense que percorreu mais de 1.200 km de bicicleta

A próxima aventura de Maciel Galvan é superar os 1.500 km
“Eu gosto de me desafiar”, diz pinhalense que percorreu mais de 1.200 km de bicicleta

A prática do esporte muitas vezes é motivação na vida da gente para melhorar a nossa saúde física e mental. E essa experiência não é diferente para o pinhalense, Maciel Fernando Galvan, de 32 anos.

A sua paixão pelo ciclismo começou a convite de um amigo. Maciel lembra que a primeira vez que começou a praticar o ciclismo foi muito difícil devido a sua condição física. Segundo ele, na época que começou a praticar o esporte, ele iniciou em um pedal de 15 km. O atleta lembra que chegou em sua casa muito cansado e desgastado, pois não tinha o hábito de praticar esportes. Mas não foi isso que fez ele desistir. Maciel foi pegando o gosto, de 15 km ele evoluiu para 20 km, e aos poucos foi aumentando os seus trajetos.

O ciclista começou a admirar esse esporte, e devido a isso, Maciel conta que começou a melhorar a sua condição física para aumentar as suas distâncias sem ter um desgaste físico considerável. “Eu pratico de uma a duas vezes por semana. Eu deveria praticar mais, mas também tenho o meu trabalho, a minha família, e os meus compromissos. Como consegui ter uma sequência e aumentar o ritmo de treinamento, isso me deixa menos desgastado em minhas viagens”, diz.

De acordo com o atleta, ele não consegue viver mais sem o esporte em sua vida, e segundo Maciel o ciclismo traz em sua vida muita calma, sabedoria e salva o seu dia. “O ciclismo não traz só a saúde física, a prática desse esporte te proporciona e te ajuda na parte mental. Nas pedaladas fiz muitas amizades em municípios diferentes e na minha vida isso é gratificante”, pontua.

 
No esporte o ciclista teve muitas conquistas, além é claro, de muitas aventuras que praticou ao longo do estado de Santa Catarina. Nesses últimos dias, o atleta realizou o seu maior feito e percorreu 1.266 km. Maciel saiu de Pinhalzinho e desceu até o litoral, voltando para o Oeste do Estado pela Serra do Rio do Rastro. Conforme Maciel, a ideia de praticar esse percurso surgiu de forma aleatória. “Eu gosto de me desafiar e acho que minha autoconfiança me ajuda nisso. Eu já tinha feito o percurso de Pinhalzinho até o Litoral de bicicleta, mas não voltei pra casa pedalando. Pensei: Se eu já consegui realizar isso, eu posso conseguir muito mais”, comenta.

Durante o trajeto o atleta dormia nos batalhões do Corpo de Bombeiros ou em pousadas devido o percurso ser um pouco longo e desgastante. “A minha primeira vez que fui ao litoral foi uma aventura mesmo. Eu dormi em barraca, levei fogareiro e fiquei no meio da natureza. Nesta última viagem, meu amigo que era bombeiro entrou em contato com as corporações e pediu se eu podia dormir nos batalhões. Eu quero agradecer ao Corpo de Bombeiros que me acolheram muito bem e me ajudaram nessa aventura”, explica.
Conforme Maciel, a ideia de percorrer o nosso estado é devido ele ser maravilhoso e muito belo. Em sua viagem o ciclista disse que o lugar que mais o marcou foi a sua passagem pela Serra do Rio do Rastro devido a sua beleza. “Passei por muitos lugares e cidades muito bacanas, mas o nosso estado como um todo é magnífico devido a beleza que há aqui. Mas quando cheguei na Serra do Rio do Rastro senti uma energia diferente, é fantástico a beleza da natureza que existe naquele lugar”, afirma.

Segundo Maciel, em breve ele fará mais uma aventura, e a ideia é percorrer ou superar os 1.500km. Para esse novo percurso o atleta quer melhorar ainda mais a sua resistência física, pois ele deseja ir ao Uruguai ou para à Argentina. O ciclista também não descarta a possibilidade de ir à Minas Gerais ou subir até o estado do Mato Grosso.
 
Por fim, Maciel agradece a todos que o ajudaram nessa aventura e deixa um recado muito importante para quem não tem o hábito de praticar esporte. “A realização de exercícios físicos te ajuda na sua saúde física e mental por isso eu oriento que as pessoas pratiquem qualquer tipo de modalidade esportiva. O ciclismo me realizou e mudou a minha vida e quando termino um trajeto me sinto um vencedor. Agradeço a OdontoTop, a LifeBike, e todos aos meus amigos e conhecidos que me ajudaram de alguma forma para que eu terminasse essa aventura”, finaliza.

Fonte(s): A SUA VOZ

Comentários

Últimas notícias

14 Mar
Esportes
Chapecó terá novo voo diário para Florianópolis a partir de junho

Latam Cargas também vai oferecer primeiro voo internacional cargueiro entre SC e a Europa a partir do mês de abril.

14 Mar
Esportes
Caixa paga abono salarial aos nascidos em fevereiro a partir desta sexta-feira

Trabalhadores que possuem conta no banco receberão valor automaticamente.

14 Mar
Esportes
Bocha e dominó de Nova Erechim se destacam no JISMA 2024

A 52ª edição dos Jogos de Integração dos Servidores Municipais da Amosc (Jisma), foi realizada no último sábado (09) em Paial SC.