Notícia

Cuidados com a taturana: a lagarta que o veneno pode matar

Espécie lonomia oblíqua é bastante tóxica e, por isso, não pode ser tocada
Cuidados com a taturana: a lagarta que o veneno pode matar

As larvas de algumas mariposas são popularmente conhecidas como taturanas. Normalmente os acidentes ocorrem após o contato com as cerdas pontiagudas, isso faz com que o veneno contido nos "espinhos" seja injetado na pessoa e possa levar a morte.

A dor geralmente é violenta, irradiando-se do local da "queimadura" para outras regiões do corpo. No caso das lonomias, algumas vezes aparecem complicações, como sangramento na gengiva e aparecimento de sangue na urina.

Nos últimos cinco anos foram registrados vários casos, inclusive de mortes, no Rio Grande do Sul e Santa Catarina atribuídos à espécie oblíqua, cujos espinhos venenosos em contato com a pele humana podem causar manchas escuras, além de hemorragias externa e interna com possíveis complicações fatais.

“As taturanas vivem em grupos e, durante o dia, estão nos troncos, confundindo-se com a cor/textura da casca. Por isso, prevenir é a melhor forma de evitar acidentes. Como por exemplo, manter o quintal ou terreno sempre limpo. Outra dica é pintar os troncos de árvores com cal pelo menos até um metro e meio acima do solo, recomenda a responsável pela vigilância epidemiológica de Pinhalzinho, Ivanete Althaus.

Enfermeira reforça que cuidados devem ser redobrados principalmente com crianças (Foto: Henrique Paulo Koch)

Segundo o Instituto Butantan, ocorrem cerca de 500 casos por ano no Brasil, dos quais 0,5% resultam em morte. Há soro contra o veneno desta espécie desde 1996.

Fonte(s): RCO

Comentários

Últimas notícias

14 Mar
Saúde
Chapecó terá novo voo diário para Florianópolis a partir de junho

Latam Cargas também vai oferecer primeiro voo internacional cargueiro entre SC e a Europa a partir do mês de abril.

14 Mar
Saúde
Caixa paga abono salarial aos nascidos em fevereiro a partir desta sexta-feira

Trabalhadores que possuem conta no banco receberão valor automaticamente.

14 Mar
Saúde
Bocha e dominó de Nova Erechim se destacam no JISMA 2024

A 52ª edição dos Jogos de Integração dos Servidores Municipais da Amosc (Jisma), foi realizada no último sábado (09) em Paial SC.

Esse site utiliza cookies para melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar o acesso, você concorda com nossa Política de Privacidade. Para mais informações clique aqui.