Notícia

Cobra venenosa é encontrada dentro de empresa por funcionária dentro de empresa

Serpente jararacuçu, que chega a 1,8 metro, foi resgatada pela Fujama em Jaraguá do Sul.
Cobra venenosa  é encontrada dentro de empresa por funcionária dentro de empresa

Uma cobra jararacuçu foi encontrada dentro de uma empresa em Jaraguá do Sul, Norte catarinense, por uma funcionária. A serpente tinha cerca de 80 centímetros, mas pode chegar a 1,8 metro. A espécie é a maior entre as venenosas da região, segundo o biólogo da Fundação Jaraguaense de Meio Ambiente (Fujama) Gilberto Duwe, e também dá bote.

"Ela dá bote igual uma jararaca. O que acontece que essa ali [do vídeo] estava mais tranquila, então o resgato foi mais tranquilo, mas dá bote da mesma forma", explicou o biólogo.

A cobra foi encontrada por uma funcionária que isolou a área com caixas até a chegada da equipe da Fujama [assista acima]. A captura ocorreu na quinta-feira (24). Ninguém foi picado por ela.

O biólogo especialista em répteis da Universidade Regional de Blumenau (Furb) Alex Giordano Bergmann também confirmou que a espécie, de nome científico Bothrops jararacussu, é a maior entre as venenosas que habitam o Norte do estado.

 

O que fazer em caso de picada?

  • Caso seja picado por uma cobra, não se deve amarrar o local. Segundo o biólogo Christian Lempek, o torniquete pode aumentar o risco de necrosar o local e resultar até em amputação;
  • Não se deve cortar o local, fazer perfurações ou sucção;
  • O local da picada deve ser lavado com água e sabão;
  • A vítima deve ser levada o mais rápido possível ao hospital;
  • É importante tentar identificar a serpente (pode ser por foto, se possível), pois isso facilitará a escolha do soro antiofídico a ser aplicado.  

    Onde ligar

     

     

    • Entre em contato com os Bombeiros (193) ou com a Polícia Ambiental da sua cidade (190);
    • Em caso de acidente com serpente, entre em contato com o Samu (192), os Bombeiros (193) ou se dirija ao hospital público mais próximo;
    • Em caso de dúvidas ou orientações sobre procedimentos de primeiros socorros, ligue para o Centro de Informação e Assistência Toxicológica de Santa Catarina (CIATox/SC), pelo telefone: 0800 643 5252.

Fonte(s): G1-SC

Comentários

Últimas notícias

14 Mar
Aconteceu
Chapecó terá novo voo diário para Florianópolis a partir de junho

Latam Cargas também vai oferecer primeiro voo internacional cargueiro entre SC e a Europa a partir do mês de abril.

14 Mar
Aconteceu
Caixa paga abono salarial aos nascidos em fevereiro a partir desta sexta-feira

Trabalhadores que possuem conta no banco receberão valor automaticamente.

14 Mar
Aconteceu
Bocha e dominó de Nova Erechim se destacam no JISMA 2024

A 52ª edição dos Jogos de Integração dos Servidores Municipais da Amosc (Jisma), foi realizada no último sábado (09) em Paial SC.