Agora

Vanessa Klein

08:00 - 10:00

Notícia

Biles e ginastas processam FBI por falha em investigações de assédio envolvendo ex-médico

“(o FBI) Não respondeu às alegações contra Nassar com a maior seriedade e urgência de que eles mereciam e exigiam”.
Biles e ginastas processam FBI por falha em investigações de assédio envolvendo ex-médico

A multimedalhista Simone Biles, pertence a um grupo de 90 atletas vítimas de assédio por parte do ex-médico da equipe feminina de Ginástica americana, Larry Nassar. As ginastas processam o FBI, em um valor de indenização de R$ 4,87 bilhões por omissão no caso envolvendo Nassar.

As atletas alegam que o órgão competente não atendeu às solicitações de forma devida, permitindo que mais casos de abuso ocorressem, mesmo após denúncias das mesmas.

“(o FBI)Não respondeu às alegações contra Nassar com a maior seriedade e urgência de que eles mereciam e exigiam”.

As primeiras denúncias contra o médico da seleção norte-americana de ginástica olímpica, surgiram em 2015 e a investigação começou apenas em 2016. Conforme as atletas, os casos ocorreram por mais de um ano e não tiveram nenhum tipo de punição.

De acordo com uma das vítimas, McKayla Moroney, a polícia americana não levou a sério o depoimento e ainda alterou algumas falas:

“Depois de contar toda a minha história de abuso ao FBI em 2015, não apenas o FBI não relatou meu abuso, mas quando finalmente documentou minha denúncia 17 meses depois, eles fizeram afirmações totalmente falsas sobre o que eu disse.”

Dona de cinco medalhas nas Olimpíadas do Rio 2016, Simone Biles também depôs sobre o assunto. Em 2021, no senado dos EUA, Biles já havia citado a omissão do FBI e da Federação Norte Americana de Ginástica

“Não quero que nenhuma outra atleta sofra o horror que eu vivi. Sofremos e seguimos sofrendo porque ninguém fez o necessário para nos proteger. Falharam conosco e merecemos respostas. Nassar está no lugar a que pertence, mas aqueles que permitiram os abusos têm de prestar contas”, disse a atleta na ocasião.

Após investigações e julgamentos, Nassar, assumiu a culpa em 2017 sendo condenado a prisão perpétua. A soma das condenações supera 360 anos, incluindo abusos, assédio sexual e posse ilegal de pornografias infantis.

 

 

Fonte(s): ClicRDC

Comentários

Últimas notícias

14 Mar
Aconteceu
Chapecó terá novo voo diário para Florianópolis a partir de junho

Latam Cargas também vai oferecer primeiro voo internacional cargueiro entre SC e a Europa a partir do mês de abril.

14 Mar
Aconteceu
Caixa paga abono salarial aos nascidos em fevereiro a partir desta sexta-feira

Trabalhadores que possuem conta no banco receberão valor automaticamente.

14 Mar
Aconteceu
Bocha e dominó de Nova Erechim se destacam no JISMA 2024

A 52ª edição dos Jogos de Integração dos Servidores Municipais da Amosc (Jisma), foi realizada no último sábado (09) em Paial SC.