Agora

Douglas Solivo

05:30 - 07:59

Notícia

Assaltantes invadem canil e matam cinco cachorros a pauladas no RS

Caso ocorreu no fim de semana; bandidos furtaram ração, remédios e material de limpeza
Assaltantes invadem canil e matam cinco cachorros a pauladas no RS
Foto: Márcio Morais / Divulgação

Um crime cometido dentro do canil municipal de Encruzilhada do Sul, no Vale do Rio Pardo, Rio Grande do Sul, chocou moradores e funcionários da prefeitura durante o feriadão de Páscoa. Após arrombarem o local supostamente para furtar objetos, bandidos mataram cinco cachorros a pauladas.

O responsável pelo Canil Rodolfo Klafke, Márcio Morais, conta que um funcionário do local constatou o crime quando chegou para alimentar os cães, por volta das 14h de domingo (21). Assim que percebeu que o local havia sido arrombado, ele chamou Morais para que os dois entrassem no prédio.

— Quando eu cheguei e a gente se deparou com aquilo, foi horrível. Se tu visse a cena, tu não conseguirias dormir à noite. Está todo mundo chocado — relata.

O canil funciona como abrigo temporário para animais abandonados e que sofrem maus tratos. Os cinco cães mortos haviam sido recolhidos poucos dias antes e estavam dentro do prédio, separados dos demais, para uma espécie de triagem — eles passariam por exames e tomariam remédios para vermes antes de serem colocados com outros animais.

A suspeita do responsável pelo canil é de que os cachorros tenham atacado os criminosos.

— A gente acha que eles (assaltantes) usaram uma pá e um ancinho que estavam aqui para agredir os cachorros. Só um cachorrinho que estava no prédio conseguiu se salvar. Ele tem epilepsia e praticamente mora aqui. Eu acho que ele se apavorou com a chegada dos criminosos e se escondeu no banheiro, por isso não fizeram nada.

O canil tem espaço para 30 cães. Os 25 animais que estão prontos para adoção e ficam em outra área do canil, separados por baias, não foram agredidos.

Os criminosos, conforme a administração do canil, levaram 10 sacos de ração, material de limpeza e todo o estoque de remédios para os animais. Eles ainda danificaram janelas e portas e furtaram lâmpadas.

O canil fica em uma área municipal, mas não conta com funcionários 24 horas por dia — durante o fim de semana, um servidor vai até lá dar comida e verificar se não há problemas. Um zelador mora no parque e, em emergências, fica responsável por avisar a prefeitura, o que não ocorreu neste caso.

A Secretaria de Saúde do município, responsável pelo canil, diz que a ração e os remédios serão repostos, e que a própria prefeitura poderá fazer o conserto do prédio.

— Temos uma empresa contratada que fornece ração e remédios, e isso poderá facilmente ser reposto. As equipes de manutenção da prefeitura também poderá fazer os reparos das janelas e portas. Agora esperamos que as autoridades competentes investiguem o caso. É fora de série a capacidade do ser humano — lamenta o secretário-adjunto, Rogério Bitencourt.

Na manhã  segunda-feira (22), o caso foi registrado na Polícia Civil, que vai investigar o caso.

Fonte(s): NCT Total / Diário Catarinense

Comentários

Últimas notícias

14 Mar
Aconteceu
Chapecó terá novo voo diário para Florianópolis a partir de junho

Latam Cargas também vai oferecer primeiro voo internacional cargueiro entre SC e a Europa a partir do mês de abril.

14 Mar
Aconteceu
Caixa paga abono salarial aos nascidos em fevereiro a partir desta sexta-feira

Trabalhadores que possuem conta no banco receberão valor automaticamente.

14 Mar
Aconteceu
Bocha e dominó de Nova Erechim se destacam no JISMA 2024

A 52ª edição dos Jogos de Integração dos Servidores Municipais da Amosc (Jisma), foi realizada no último sábado (09) em Paial SC.

Esse site utiliza cookies para melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar o acesso, você concorda com nossa Política de Privacidade. Para mais informações clique aqui.