Notícia

99 dias de incêndio e abalo sísmico: fatos que você não sabia sobre o 11/09.

Os atentados de 11 de setembro de 2001 contra as Torres Gêmeas e o Pentágono, nos Estados Unidos, completam 22 anos nesta segunda.
99 dias de incêndio e abalo sísmico: fatos que você não sabia sobre o 11/09.
Internet
Os atentados de 11 de setembro de 2001 contra as Torres Gêmeas e o Pentágono, nos Estados Unidos, completam 22 anos nesta segunda-feira. Embora muitos detalhes tenham sido amplamente divulgados e discutidos ao longo dessas mais de duas décadas, ainda há fatos pouco lembrados sobre um dos eventos mais impactantes da história contemporânea.
 
Abalo sísmico:
O impacto dos aviões que atingiram as Torres Gêmeas e a queda dos dois prédios causaram pequenos abalos sísmicos pela cidade de Nova York. Um artigo de novembro de 2001 publicado pela União Geofísica Americana descreve "as ondas geradas pelos ataques, seus efeitos potenciais e o momento preciso de cada evento".
 
Ataques geraram ondas sísmicas comparáveis a pequenos terremotos de magnitudes 0,9 e 0,7 na escala Richter. Já os colapsos das torres geraram ondas comparáveis a um terremoto de magnitude 2,1 e 2,3.
 
Queda de terceiro prédio:
Além das Torres Gêmeas, outro prédio caiu no dia 11 de setembro de 2001. Localizado próximo aos edifícios atingidos, o chamado "Building 7" não foi atacado por aviões, mas apresentou falhas estruturais após o colapso das torres. Segundo o governo dos Estados Unidos, a causa da queda foi um incêndio que durou sete horas.
 
Sobreviventes nos escombros:
Vinte pessoas foram retiradas vivas dos escombros do World Trade Center. Entre os sobreviventes estavam John McLoughlin e William Jimeno, dois policiais que foram resgatados após ficarem soterrados por cerca de 13 e 21 horas. Eles foram tema do filme "World Trade Center" (2006).
 
Nacionalidades diferentes:
Os ataques mataram 2.977 pessoas — e nem todas eram americanas. Foram mortos cidadãos de 93 países, segundo o memorial do 11 de setembro.
 
Outros relatos de sequestros:
Houve vários outros relatos de sequestros naquele mesmo dia, conforme divulgado pelo Departamento de Defesa dos Estados Unidos. Técnicos investigaram "19 ou 20 aviões" como possíveis sequestros, segundo o órgão.
 
Incêndios por 99 dias:

Passaram-se 99 dias até que os incêndios no Marco Zero, onde ficavam as Torres Gêmeas, fossem completamente extintos. O fogo começou às 8h46 do dia 11 de setembro, quando o primeiro avião atingiu a Torre Norte, e só foi totalmente apagado em 19 de dezembro.

Aço vendido:

Mais de 70 mil toneladas de aço dos escombros das torres do World Trade Center foram compradas por uma empresa norte-americana. Segundo a Folha de S. Paulo, o aço foi reciclado e posteriormente enviado para a China e para a Índia.

Novo departamento de segurança:

Em decorrência dos ataques, foi criado o Departamento de Segurança Interna dos Estados Unidos. O órgão foi sancionado pelo então presidente George W. Bush em 25 de novembro de 2002.

Atualmente, o o Departamento de Segurança Interna é um gabinete responsável pela prevenção de ataques terroristas, segurança de fronteiras, imigração e alfândega, além de ajudar na prevenção de desastres.

Fonte(s): Uol

Comentários

Últimas notícias

14 Mar
Aconteceu
Chapecó terá novo voo diário para Florianópolis a partir de junho

Latam Cargas também vai oferecer primeiro voo internacional cargueiro entre SC e a Europa a partir do mês de abril.

14 Mar
Aconteceu
Caixa paga abono salarial aos nascidos em fevereiro a partir desta sexta-feira

Trabalhadores que possuem conta no banco receberão valor automaticamente.

14 Mar
Aconteceu
Bocha e dominó de Nova Erechim se destacam no JISMA 2024

A 52ª edição dos Jogos de Integração dos Servidores Municipais da Amosc (Jisma), foi realizada no último sábado (09) em Paial SC.

Esse site utiliza cookies para melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar o acesso, você concorda com nossa Política de Privacidade. Para mais informações clique aqui.